sábado, 27 de junho de 2009

Profissionais de Sucesso

Entrevista do site IG Educa com Valdir Baptista Profissional de Rádio e TV.

Rádio e TV: Uma Área em Crescimento

Trabalhar em rádio ou televisão é o sonho de muitos jornalistas. Hoje, com a expansão do mercado, a popularização da internet e a abertura de novos nichos com os canais a cabo, a área abre as portas também para profissionais com outras formações e perfis.
Conversamos com Valdir Baptista, coordenador do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, para entender o atual cenário do setor e as oportunidades futuras.
Valdir trabalha com cinema e vídeo desde os 18 anos. Com registro profissional (DRT) de técnico cinematográfico, é diretor-suplente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica – Sindcine, e tem graduação em Jornalismo, com especialização em Teoria da Comunicação, pela Cásper Líbero, além de mestrado sobre audiovisual pelo programa de Comunicação & Semiótica da PUC-SP. Atua como professor desde 1990, tendo lecionado na Universidade Federal de São Carlos, na Cásper Líbero e na Metodista de São Paulo, entre outras. Na Universidade Anhembi Morumbi, trabalha como professor e coordenador desde 2000, e está dirigindo um documentário de longa-metragem sobre a estada, no Brasil, do filósofo francês Jean-Paul Sartre em 1960.

Como trabalha um profissional de Rádio e TV?

A área é extremamente segmentada e permite que o profissional desempenhe uma série de funções não apenas em emissoras de rádio e TV, tanto na frente quanto atrás das câmeras, como também em produtoras de áudio e vídeo. Com a convergência de mídias que se configura, TV, internet e celular devem se fundir em algo único. Com isso, a produção de conteúdos deve empregar cada vez mais profissionais.

Onde estão as melhores oportunidades no Brasil?

As oportunidades estão em todos os lugares, uma vez que, com a televisão a cabo, surgiram muitas emissoras locais, especialmente no segmento TV. Há um grande foco de produção no eixo Rio-São Paulo, mas também se produz em todas as cidades médias do interior do País. Cada vez mais recebo notícias de ex-alunos nossos que trabalham em cidades do interior de São Paulo, Minas, Paraná, Goiás...

A popularização da internet aumentou as possibilidades de trabalho ou restringiu o mercado? Como?

Aumentou o mercado, claro, e vai aumentá-lo ainda mais. Já existem emissoras de rádio e TV na internet e sites muito acessados como o YouTube. Mas, com a popularização da banda larga e os avanços tecnológicos, logo a TV e a internet serão uma mídia só, integrada. Logo as empresas precisarão colocar imagens em movimento com som de qualidade em seus sites e esse será um grande mercado em futuro próximo.

Que dicas você daria aos interessados?

Um curso de Rádio e TV depende de uma infra-estrutura de estúdios e equipamentos adequada. Antes de optar, os interessados devem visitar os estúdios da instituição em que pretendem estudar. Vale também a pena olhar a grade curricular do curso, com a lista de disciplinas que irá cursar, pois ainda há muitos cursos antiquados no mercado.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Homo Erectus - Animação do Conto de Marcelino Freire

Essa é uma nova animação feita por Rodrigo Burdman, do conto de Marcelino Freire, Homo Erectus, conto que inspirou o trabalho de um grupo da sala. O conto fala do primeiro homem gay de que se tem notícia, cujos restos mortais foram encontrados por arqueólogos na Prússia, hoje Alemanha. A animação tem a locução do nosso incrível ator Cesar Pereio.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Senadora Biônica - Terça Insana 2008

Essa senadora não lembra alguém não? Hahaha...